Receitas

Por que usar pré-misturas?

Pré-misturas são produtos específicos para fabricação de diferentes tipos de panificados. Composta, em geral, por ingredientes como: enzimas, gordura, estabilizantes, antimofo, açúcar, sal, farinha de trigo enriquecida, leite em pó, corantes e aromatizantes artificiais, as pré-misturas são um conceito muito forte no mercado nacional hoje.

Estudos desenvolvidos pelo Instituto Tecnológico - ITCP compararam as receitas tradicionais com as receitas desenvolvidas a partir de pré-misturas e verificou-se que o ganho de produtividade é em média 34% maior quando utilizadas as pré-misturas.

Outra vantagem identificada na utilização das pré-misturas é a qualidade organoléptica superior em comparação com as matérias-primas in natura, isso acontece por que os chamados pré-mix são concebidos com tecnologia que acentua as características principais de um panificado: textura, maciez, cor, volume, aparência e aroma, ou seja, são idealizados para aguçar nossos sentidos.

O uso das pré-misturas possibilita ainda ganhos com a padronização, possibilidade de criação de novas receitas a partir das receitas básicas das pré-misturas não engessando o processo produtivo, promovendo maior tempo livre dos profissionais para trabalhar inovação em receitas, redução do desperdício e manipulação de menor quantidade de matéria prima na área de produção.